Protocolo de Volta às Aulas

I. APRESENTAÇÃO

O período de isolamento revelou como a escola é percebida pela comunidade educativa (famílias, alunos, professores, colaboradores e gestores). Os sentidos que lhes foram atribuídos nos convidam a repensar o papel e a importância da escola na construção de espaços de escuta, acolhimento, convívio e sociabilidade pós pandemia. O conjunto de medidas/atitudes apresentadas a seguir, foi elaborado pela equipe de saúde e equipe gestora e tem como objetivo, proteger a saúde física e mental dos colaboradores do Centro de Educação Infantil Mundo Encantado e da população em geral, bem como, contribuir com as medidas de segurança que vêm sendo determinadas pelas autoridades sanitárias. Importante lembrá-los que, a nossa Instituição tem um plano de ação próprio, um POP – Procedimento Operacional Padrão, onde padronizamos nossas ações de forma a minimizar erros, garantindo assim a qualidade dos procedimentos preventivos relacionados à higiene local e individual. Muitas das estratégias aqui, destacadas, já fazem parte do dia a dia da escola, como dispor de dispensers abastecidos com álcool em gel nos mais variados locais da escola, a utilização do propés para o acesso a sala de aula dos nossos bebês, higienização frequente e correta das mãos das crianças, das carteiras, jogos americanos e trocadores, bem como já utilizarmos de copinhos individuais para a água, organizando cronogramas específicos para a higienização dos brinquedos compartilhados nas salas de aulas, uso de touca, por parte das profissionais, quando servidos os alimentos às crianças, além de luvas nas trocas de fraldas, frequente esterilização de talheres, copos e pratos, percentual adequado dos produtos de limpeza para as higienizações, capacitação das profissionais, entre outros.

Famílias, Esse recomeço das práticas e vivências escolares demandará um processo de ressignificação e novos olhares. Estaremos ainda mais alinhadas às normas preventivas sanitárias e fortaleceremos nossos laços de confiança, segurança, afeto, vínculo, convivência, respeito e amor!

 

II. LIMITAÇÃO DE ACESSO À INSTITUIÇÃO

O acesso às dependências da instituição será permitido somente para funcionários que são indispensáveis para o funcionamento, e principalmente, que não pertencem aos grupos de risco e desde que façam o uso dos EPI’s de obrigatoriedade, variando de acordo com a função. 
- O atendimento ao público será feito de forma on-line, via aplicativo Mundo Encantado, WhatsApp ou ligação. Caso seja necessário atendimento presencial, deverá ser previamente agendado, e dentro das recomendações de higiene.

 

III. ENTRADA E SAÍDA

- Entrada: Das 13h às 13h30min. - Saída: Das 17h30min às 18h.
- Ao chegarem a escola, iremos: Aferir a temperatura (aluno com temperatura a partir de 37°C, não permanecerá na escola), realizar a higienização das mãos com álcool gel, calçados na solução do tapete sanitizante, e por fim, encaminhá-lo diretamente para a sala de aula, pela equipe capacitada.
- Para as famílias que optarem por trazer o aluno a pé, organizaremos marcações no chão da área externa da escola, direcionando uma fila e respeitando o distanciamento necessário até a entrada.
- Para as famílias que optarem pela utilização da marquise, direcionaremos uma fila ao longo da rua Tocantins, para que aguardem no carro pela sua vez para a entrega do aluno.
- Para o momento da saída, os pais terão que esperar na porta de entrada da instituição, (seja na fila ao longo da calçada ou mesmo na fila dentro do carro, na rua Tocantins) que a equipe capacitada buscará o aluno.
Os pais e responsáveis não poderão adentrar a instituição, em ambas as situações, exceto nos casos de pré agendamento.

 

IV. TRIAGEM DE TEMPERATURA CORPORAL

- A triagem de temperatura será realizada diariamente por meio de termômetros infravermelhos, sem contato direto com a pele.
- Caso a verificação da temperatura registrada esteja maior que 37°C, o aluno não poderá permanecer no ambiente escolar. A escola entrará em contato com os familiares, que deverão prontamente deslocar-se para buscar o aluno, que aguardará em um ambiente separado.
- Será aferida a temperatura de todas as pessoas que entrarem na instituição de ensino

 

V. DISTANCIAMENTO FÍSICO

- Será feito mudanças nos espaços de uso coletivo das funcionárias, de forma a aumentar o espaçamento físico, atendendo as recomendações de separação mínima de 1,5 metros.
 - No entorno da instituição será feito marcação do distanciamento recomendado a fim de evitar aglomerações nos momentos de entrada e saída.
- Nas salas de aula, as carteiras e mobílias serão afastadas atendendo a recomendação de distanciamento. Janelas e portas estarão sempre abertas, a fim de melhorar a ventilação dos espaços. E a escola se compromete com a manutenção e cuidado com a higiene dos ventiladores, caso seja necessário o uso dos mesmos.
- Na secretaria será instalado cordão de barreira física, para os momentos de atendimentos ao público.
- Só será permitida a entrada de prestadores de serviço e fornecedores de insumos, fora dos horários de entrada e saída, pelo acesso secundário. Esses profissionais também seguirão as orientações e procedimentos preventivos de uso obrigatório de máscara, higienização das mãos e passarão por verificação de temperatura antes da entrada ao estabelecimento. 

 

VI. HIGIENIZAÇÃO (AMBIENTES, SUPERFÍCIES, DAS MÃOS E USO DO ÁLCOOL EM GEL)

- O aluno deverá trazer um calçado extra (ex: meia sapatilha, sapato emborrachado, pantufa, chinelo...), todas as segundas-feiras, que permanecerá na escola, para ser utilizado em sua sala de aula. O mesmo retornará todas as sextas-feiras, para higienização adequada. - A rotina de limpeza e desinfecção será feita a cada troca de turno.
- Os lixos serão retirados com frequência e serão coletados em lixeiras ensacadas e apropriadas, com pedal ou sem tampa, para que não seja necessário tocá-lo com as mãos para abrir.
- Redobraremos os procedimentos de higienização de superfícies em que há maior frequência de contato, como mesas, cadeiras, grades, maçanetas das portas, corrimãos, teclados, equipamentos sensíveis ao toque (como celulares e tablets), etc.
- A instituição oferece dispensers de álcool em gel 70%, em todos os ambientes coletivos, ao lado das portas de entrada e em frascos dentro das salas de aula.
- Serão acrescentados cartazes com orientações da lavagem correta das mãos, em banheiros, cozinhas, pias de lavagem de mãos, etc.
- A distribuição do álcool será feita pelas professoras, com a ponta do pump próximo às mãos da criança e longe dos olhos, para evitar acidentes.
- O uso de máscara de tecido será obrigatório para todas as funcionárias, alunos e prestadores de serviços.
- As professoras irão utilizar jalecos e luvas (nos momentos de trocas), em virtude da necessidade de proximidade, decorrente da natureza da atividade desempenhada, que envolve cuidados durante o banho, alimentação, o sono, entre outros.
- A equipe de limpeza utilizará macacões, luvas, botas emborrachadas e toucas, a fim de se protegerem contra qualquer contaminação.

 

VII. REFEIÇÕES E ESPAÇOS COLETIVOS

- Os ambientes coletivos, como parques e sala de vídeo serão organizados de forma escalonada, através de cronograma específico para cada ambiente e faixa etária, sendo higienizada a cada troca.
- Os momentos de banheiro serão supervisionados e orientados, antecipadamente pela professora sobre questões de higiene, como lavagem correta das mãos e uso do álcool. Os assentos sanitários serão previamente higienizados e a descarga será feita com a tampa fechada.
- Os momentos de refeições serão feitos em sala de aula, na própria mesa da criança e com o seu jogo americano, que será higienizado antes e depois das refeições. Os alimentos serão servidos pelas professoras, que utilizarão avental descartável para a manipulação do alimento, além da touca já utilizada.
- As mesas e jogos americanos serão higienizadas com sanitizante (álcool 70% ou água sanitária diluída) sempre após o término de cada refeição. Os utensílios usados (bandejas, copos, pratos e talheres) serão encaminhados para a cozinha para a devida higienização.
- As mãos das professoras serão lavadas com água e sabão, antes de servir as refeições (abrir a torneira, aplicar sabonete líquido, friccionar bem palma da mão, entre dedos, polegar, dorso até região do punho, enxaguar em água corrente, secar com papel toalha, fechar torneira com o papel), por fim, passar álcool em gel.
- Nos momentos que forem utilizados o refeitório, será respeitado o distanciamento de 1,5 metro de cada criança, com demarcação e higienização prévia do ambiente.
- Os bebedouros serão utilizados somente pelos profissionais.
- Lixeiras das salas, banheiros e corredores, terão pedal funcionante ou estarão sem tampa, evitando assim o toque das mãos.

 

VIII. ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS

- Priorizaremos para o retorno, o ensino integral e presencial (conforme a matrícula), porém realizaremos uma pesquisa, e com base nas respostas dos responsáveis, ofertaremos, caso necessário, o ensino híbrido (ensino remoto e presencial). Como funcionará o ensino on-line: Pré I e Pré II: Atendimento pedagógico individualizado de forma presencial (GRUPOS DE ESTUDOS), além de orientações on-line diárias (via App Zoom), para as famílias que optarem pelo não retorno, ou mesmo nos casos que a criança esteja faltando na escola. Berçário ao Maternal IV: Dois vídeos, com abordagens do assunto da semana, sendo disponibilizados no grupo de WhatsApp, nas terças e quintas-feiras.
- O retorno poderá acontecer na totalidade da turma, pois, a metragem das nossas salas de aula são de 25m², comportando assim, 16 (dezesseis) pessoas, entre alunos e professoras, respeitando assim, o limite de 1,5m de distância. OBS.: As turmas estão reduzidas a uma média de 11 a 16 pessoas.
- Os pais e responsáveis deverão entregar à instituição o termo de responsabilidade (anexo I), conforme data e horário que serão informados pela escola, caso contrário, a criança não poderá frequentar a escola no retorno das atividades presenciais.
- Os materiais pedagógicos como lápis, giz de cera, tesoura, borracha, entre outros, não serão compartilhados entre as crianças.
- Quando autorizadas, retornaremos com as nossas aulas “especiais”, como Musicalização, Inglês e Ed. Física, promovendo atividades que auxiliem no distanciamento social e com um cronograma específico para a higienização dos objetos.
- O uso de máscara de tecido será obrigatório para as funcionárias e para os alunos (com exceção das crianças até 3 anos e 11 meses), sendo dever da família o envio de máscaras limpas adicionais e identificadas, para ser realizada a troca a cada 2 horas ou sempre que ela estiver úmida ou suja. As máscaras deverão ser acondicionadas em saco plástico, individual, para troca durante o período de permanência na instituição, separando máscaras sujas e limpas.
- As professoras e demais funcionárias com contato direto com o público, usarão obrigatoriamente máscara face shield.
- Todas as turmas farão as refeições nas suas respectivas salas de aula.
Os parques e a sala de TV, não serão compartilhados simultaneamente entre as turmas, e a utilização dos mesmos seguirá um cronograma, possibilitando assim a higienização necessária.
- Os brinquedos serão utilizados exclusivamente por uma turma e higienizados ao término do manuseio.
- Os alunos que costumam fazer um “soninho”, seja no meio ou final da tarde, precisam encaminhar travesseiro e coberta, pois a escola não poderá compartilhar ou emprestar.
- As nossas "atividades extras", como ballet, recreação, capoeira, culinária, yoga e judô, não serão ofertadas devido ao contato dos alunos de diversas turmas, no mesmo horário. 

 

IX. ATENÇÃO SOCIOEMOCIONAL

- O acolhimento, a escuta e a prevenção da saúde mental serão instrumentos fundamentais no reencontro, na retomada da confiança, da segurança, do afeto, do vínculo, da convivência, da aprendizagem e de toda atmosfera escolar.
- Serão consideradas as emoções e sentimentos de todos envolvidos, as crianças, professores, colaboradores e famílias, oferecendo uma escuta qualificada como um canal de humanização e assistência, uma vez que saber compreender e lidar com as adversidades previne-se a desestabilidade do convívio social e possibilita suporte no impacto da retomada e nas demandas emocionais.
- Os atendimentos com a psicóloga permanecerão acontecendo, porém, somente com agendamento prévio, assegurando assim, a organização interna para cumprimento das recomendações de distanciamento e higienização. Ofertaremos também, a possibilidade de atendimento on-line, através de aplicativos.

 

X. TREINAMENTO COM A EQUIPE

- A escola ofertará uma formação objetiva sobre o vírus COVID-19, para colaboradores de todos os setores. Será orientado sobre práticas de higiene e distanciamento físico, bem como orientações e estratégias com apoio da equipe de saúde e pedagógica. 

 

XI. EVENTOS PÚBLICOS

- De acordo com o Art. 3º do Decreto Estadual nº 4230, a partir de 16 de março de 2020, determina a suspensão de eventos abertos ao público, de qualquer natureza, com aglomeração acima de cinquenta pessoas.
- Para respeitar as medidas de distanciamento físico e enquanto não forem liberados pelas autoridades de saúde, ficam cancelados os eventos com aglomerações de pessoas, comemorações de qualquer natureza, apresentações artísticas, reuniões, entre outros.
- Quando liberadas, seguiremos as recomendações das autoridades de saúde em relação à quantidade máxima de pessoas permitidas de forma a garantir o distanciamento físico adequado. 

 

XII. GRUPOS DE RISCO

- Conforme § 2º do Art. 7º do Decreto Estadual nº 4230, 16 de março de 2020, são considerados pertencentes ao grupo de risco, os profissionais (mediante comprovação de atestado médico):
I Acima de sessenta anos;
II – Com doenças crônicas;
III – Com problemas respiratórios;
IV – Gestantes e Lactantes.

Ainda considera o § 3º do Decreto Estadual nº 4230, que “os servidores que apresentarem quaisquer dos sintomas de COVID-9 ou regressos de localidades em que o surto tenha sido reconhecido, deverão realizar o teletrabalho, desde o início dos sintomas ou do regresso, no prazo de quatorze dias”. 

 

XIII. CASOS DE CONTAMINAÇÃO

- Se no município houver ascensão dos casos contaminados, o modelo de aulas 100% on-line será retomado.
- Caso ocorra contaminação entre estudantes e/ou funcionários, a instituição será interditada por 14 dias, retornando para o modelo de aulas 100% on-line durante este período;

 

XIV. CONSIDERAÇÕES FINAIS

- Fica determinada a observância das normas e recomendações constantes desse protocolo, para o retorno gradual das atividades educacionais, e em caso de agravamento da situação, indicados por Decretos Governamentais e/ou pela Secretaria de estado de Saúde, as aulas presenciais poderão ser suspensas novamente, retornando-se ao modelo remoto on-line. 

 

XV. REFERÊNCIAS

- www.educação.pr.gov.br – Governo do Estado do Paraná - Protocolo para retorno das aulas presenciais.
- Sindicato das Escolas Particulares do Paraná: Protocolo de retorno das aulas presenciais para os bebês e crianças bem pequenas.
- Portal Anvisa.gov.br
- Orientações gerais sobre máscaras faciais de uso não profissional. www.sbp.com.br Sociedade Brasileira de Pediatria. Pediatras emitem recomendações para reabertura das escolas pós Pandemia.
- Educação Básica em tempos de pandemia: guia de recomendações gerais para a reabertura das escolas-PUC-RS 2020;
- Como a psicologia pode ajudar em tempo de crise? CRP-PR
- NOTA TÉCNICA Nº 48/2020/SEI/GIALI/GGFIS/DIRE4/ANVISA Documento orientativo para produção segura de alimentos durante a pandemia de Covid-19. Brasília, 05 de junho de 2020.
- NOTA TÉCNICA Nº 49/2020/SEI/GIALI/GGFIS/DIRE4/ANVISA Orientações para os serviços de alimentação com atendimento direto ao cliente durante a pandemia de Covid-19. Brasília, 02 de junho de 2020.
- RECOMENDAÇÕES DO CFN BOAS PRÁTICAS PARA A ATUAÇÃO DO NUTRICIONISTA E DO TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19). 3a EDIÇÃO REVISADA E AMPLIADA. Brasília, 20 de março de 2020.